Comece por você

Yoga para crianças

, 02 de Agosto de 2015
por: Sônia Alves

Além dos benefícios físicos, a prática ajuda a desenvolver a concentração. Trabalhando a respiração e os movimentos, o Yoga reduz a freqüência cardíaca e respiratória da criança, fortalecendo seu sistema nervoso central. A criança aprende a respirar de modo correto, inspirando lenta e profundamente pelo nariz, o que impulsiona o ar diretamente para os pulmões. Essa forma de respirar conduz a uma condição mental calma e receptiva, pois alonga o fôlego e tranqüiliza. Indicado para disfunção de atenção e hiperatividade, muitas escolas têm utilizado as técnicas do Yoga para preparar as crianças antes de começar as aulas. Aquietando as ondas mentais os alunos se tornam muito mais receptivos para receberem novos conhecimentos.

O Yoga ensina a criança a desenvolver um senso de singularidade e auto-aceitação, tornando-as mais autoconfiantes. Essas são qualidades de força vital dentro da atual conjuntura da nossa sociedade, cada vez mais voltada a ditar padrões físicos e comportamentais. Como a prática é não-competitiva, o Yoga é um excelente antídoto contra a pressão pelo sucesso que as crianças sofrem.

Quando praticado nos primeiros anos de vida, além dos benefícios para o corpo e a mente, o Yoga pode ser a base para uma vida adulta mais saudável. È na infância que coletamos as mais marcantes memórias, aquelas que servirão de estrutura ao longo de nossa vida. Tanto as boas experiências que vivenciamos nesse período, quanto as ruins, ficarão impressas em nossas células, influenciando ativamente em nossas escolhas futuras.

Tive a sorte de conhecer o Yoga ainda na infância. Achava fascinante fazer aquelas posturas em que eu transformava meu corpo em bichos e elementos da natureza. De forma lúdica e criativa, essa experiência plantou uma semente muito valiosa na terra das minhas memórias. Ali eu encontrei um eixo central, um núcleo saudável, uma essência criativa que me socorreu em várias situações difíceis durante a minha vida adulta. Na adolescência também voltei a praticar e tenho aqueles momentos como uma obra de arte exposta no meu “quarto dos fundos”, que me inspira a encontrar novos caminhos quando aparecem os bloqueios na “estrada”.

            Nas aulas direcionadas para os pequenos utilizamos recursos como a contação de estórias, jogos cooperativos e a própria natureza, despertando na criança o prazer de viver aquele momento. Tendo como cenário essas ferramentas lúdicas, trabalhamos conceitos filosóficos do Yoga, a não-violência, verdade, contentamento.  Afinal de contas, cabecinhas saudáveis começam na infância...

                                                                    NAMASTÊ!

Sônia Alves é instrutora certificada de Iyengar Yoga , trabalha com crianças, adultos e terceira idade  9179-1756

 

 

Receba Nosso Informativo

Contatos

Rua Nossa Senhora da Conceição, 780, Alto do Joá - Lagoa Santa / MG
Telefone : (31) 9 7576-9706 (WhatsApp)

Nossas Redes Sociais

  • Instagram